Logotipo Braskem Labs

Challenge

Batch 1

1º edição do Braskem Labs Challenge aconteceu ano passado e selecionou 10 startups para realizarem projetos pilotos na Braskem. Elas poderão se tornar nossas fornecedoras ou parceiras.

A edição de 2017 do Braskem Labs Challenge contou com 10 desafios divididos entre as áreas de logística e soluções administrativas.

Conheça os desafios

Distribuição de Carga nos Eixos

Como detectar a distribuição de carga entre os eixos do caminhão?

A distribuição de carga entre os eixos do caminhão é fator controlado no Brasil pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito, órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito do país. Apesar de já existir tecnologia responsável pela medição dos eixos do caminhão, ela é melhor utilizada em ambientes onde não haja nenhum desnivelamento no piso. Visando eliminar desgastes irregulares nos caminhões ou problemas causados pelo excesso de peso nos diferentes eixos, objetiva-se de soluções que detectem com maior precisão a distribuição de carga durante o carregamento, garantindo a efetividade da atividade. Dessa forma evitamos a emissão de particulados relacionados ao uso excessivo dos freios, redução da necessidade de manutenção das rodovias e caminhões da frota; além da diminuição do descarte de resíduos (pneus) no meio ambiente.

O que queremos:

  • Novos softwares que monitorem a distribuição de carga nos eixos a todo momento;
  • Novas formas de medir o peso por eixo com alta confiabilidade e dentro das regulamentações;
  • Novas tecnologias capazes de avaliar os eixos independentemente.

Tags: Tecnologia, transporte eficiente, softwares, IoT.

Controle de Qualidade dos Silos

Como garantir que os produtos cheguem em perfeitas condições de especificidades aos seus clientes?

Para que os materiais produzidos pela Braskem cheguem em perfeitas condições e sem nenhum tipo de contaminação para os clientes, precisa-se de tecnologia que otimize o mapeamento do material acondicionado ou armazenado em silos e que posteriormente irão ser depositados nos caminhões para o transporte até o cliente final da empresa. Desta forma consegue-se evitar retrabalhos e retornos do veículo com material contaminado, o que diminuiria o consumo de combustível e geração de emissões de GEE.

O que queremos:

  • Tecnologia capaz de detectar alterações em materiais armazenados em silos;
  • Novos softwares com capacidades de análise de materiais;

Tags: Tecnologia, softwares, IoT, indústria 4.0.

Gerenciar Riscos de Transporte

Como reduzir os indicadores de roubos e garantir a possibilidade de recuperação da carga?

Os riscos no transporte de cargas envolvem entre outros fatores, o roubo de cargas. Apesar da existência de opções para rastreamento e gerenciamento de risco (Omnilink, Controloc, Sascar, Autotrac e Onix) ocorre, em determinadas situações, a violação desses equipamentos eletrônicos, responsáveis pela segurança e rastreio dos caminhões. Visa-se reduzir os indicadores de roubos e garantir que a recuperação da carga seja feita. Esse desafio é relacionado a redução de km rodados (considerando volume de produtos reenviados) pela frota de distribuiçãoaumentando o índice de segurança dos motoristas e reduzindo a necessidade de manutenção (e geração de resíduos) por evitar a depredação dos caminhões.

O que queremos:

  • Tecnologias acessíveis e boa relação custo x benefício;
  • Soluções resistentes que funcionem em situações de ataque;
  • Tecnologias com alta disponibilidade e conectividade.
  • Tecnologias fáceis de serem programadas e customizadas de acordo com as necessidades dos transportadores e embarcadores.

Tags: Tecnologia, Big Data, IoT, segurança cibernética, software.

Controle de emissão de gases de efeito estufa

Como medir e diminuir a emissão de GEE pelo transporte utilizado pela empresa?

A Braskem dispõe de diferentes tipos de transporte para o abastecimento do Supply Chain entre fornecedores, empresa e clientes. Visando atender um dos macroobjetivos de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, que se caracteriza em diminuir a emissões de gases que auxiliam no efeito estufa, objetiva-se otimizar o controle da emissão de EGEE - gases relacionados ao efeito estufa.

O que queremos:

  • Novas tecnologias para redução de consumo de energia e/ou emissões de gases contribuintes para o efeito estufa;
  • Ferramenta para medir com exatidão a redução do EGEE, considerando a realidade do transporte rodoviário na qual os caminhões carregam para vários embarcadores, e a medição deve ser feita de cada viagem exclusivamente feita pelo caminhão.
  • Novas tecnologias de redução de EGEE, capazes de se adaptar à indústria petroquímica.

Tags: Software, inteligência artificial, IoT, Tecnologia.

Disponibilidade do Mercado de Transportes

Como identificar a disponibilidade de transporte, considerando oferta, demanda e disponibilidade futura em diferentes regiões?

A Braskem objetiva otimizar o nível de serviço de entregas de seus produtos a clientes. Para tanto é fundamental ter uma visão do mercado de transporte quanto a disponibilidade de veículos (oferta x demanda por região), bem como a previsibilidade da disponibilidade futura (impactos com safra, economia do país, escassez de veículos em determinada região em função da balança comercial entre estados etc). Desta maneira consegue-se minimizar a indisponibilidade de veículos, bem como diminuir percursos com caminhão vazio, o consumo de combustível e, consequente, diminuição de EGEE.

O que queremos:

  • Tecnologias que detectem transportes que possuem disponibilidade conforme a região;
  • Novas formas de ter visão estratégica da disponibilidade dos transportes;
  • Tecnologias que permitam a previsibilidade de transporte

Tags: Big Data, inteligência artificial, marketplace.

Controle e Monitoramento de Vigilância

Como gerir equipamentos de segurança dos parques industriais, com programação de manutenção preventiva e controle das manutenções corretivas?

A Braskem faz uso de equipamentos de segurança eletrônica em seus parques industriais disponibilizados por diferentes fornecedores e monitorados pela Braskem. Objetiva-se que as manutenções preventivas sejam realizadas de acordo com cronograma e as corretivas registradas em sistema. Além disso, com a sistematização das preventivas, intenciona-se ter ganhos de produtividade das equipes, com melhor distribuição e controle dos serviços. Essa ação tem objetivo de garantir diretamente a segurança patrimonial, dos integrantes e equipes de segurança da Braskem e indiretamente das comunidades do entorno, que podem ser impactadas por ação nas plantas.

  • Novas tecnologias capazes de controlar diferentes equipamentos de segurança;
  • Softwares capazes de identificar manutenção preventiva e manutenções corretivas;
  • Tecnologias capazes de se adaptar às diferentes regiões onde a Braskem se encontra.

Tags: Big data, inteligência artificial, tecnologia, software.

Soluções Helpdesk

Como proporcionar que os integrantes da empresa abram chamados e interajam com a Braskem sem estar na rede Braskem?

A Braskem possui um sistema interno que atende a 7.000 funcionários que ficam alocados nas plantas da empresa. Nesse sistema, diferentes serviços são solicitados, como sugestões, elogios, central de transporte, reclamações, entre outros. Visando maior flexibilidade e benefício dos integrantes da empresa, busca-se identificar novas soluções que se integrem ao sistema atual (Qualitor), permitindo o acesso remoto dos integrantes ao sistema. Essa ação tem como meta a agilidade na solicitação do serviço, facilitando o dia a dia das pessoas e aumentando a produtividade. Além disto, promove a racionalização do uso de dados em geral, seja por telefone ou por internet, reduzindo o uso dos servidores e energia necessária para mantê-los.

O que queremos:

  • Soluções tecnológicas que permitam que os integrantes possam solicitar chamados através de seus smartphones;
  • Tecnologias que garantam a assertividade na abertura e no controle da abertura de chamados;
  • Novas tecnologias que transformem a forma dos integrantes de fazer chamados e interagir com o sistema existente.

Tags: Tecnologia, HelpDesk, BigData, Comunicação.

Otimização das roteirizações do transporte coletivo

Como otimizar a gestão da roteirização de linhas de transporte coletivo da empresa?

Para o transporte dos integrantes da Braskem para as plantas de trabalho, são disponibilizados fretados que contemplam diferentes rotas. Os recursos para o transporte são disponibilizados conforme o deslocamento e o consumo de combustível. Visa-se tornar a otimização das rotas efetivas e diminuir o tempo dos integrantes da empresa no ônibus. Essa melhoria trará ganhos pois reduzindo o percurso do roteiro, reduz-se a emissão de GEE. e causa um efeito positivo em outros dois fatores: redução da frota no horário de pico, o que diminui o transito em geral, e pode influenciar pessoas que se locomovem de carro a usarem ônibus.

O que queremos:

  • Novas ferramentas capazes de otimizar as diferentes rotas conforme os integrantes e as regiões;
  • Tecnologias capazes de mensurar a melhor rota conforme o número de ocupantes e suas localidades;

Tags: Tecnologia, Transporte, Bigdata, inteligência artificial

Redução dos custos dos escritórios

Como reduzir os gastos de energia nos escritórios?

Os escritórios da Braskem possuem gastos de energia através de iluminação, refrigeração e equipamentos. Apesar de adotarem medidas que existem no mercado como sensores, luzes de LED, mudanças em sistema de refrigeração, busca-se diminuir ainda mais o consumo de energia e adotar melhores soluções que sejam positivas ao meio ambiente.

O que queremos:

  • Soluções capazes de reduzir os gastos de energia nos escritórios;
  • Tecnologias que permitam melhorias de consumos de energia, capazes de ser positivas ao meio ambiente.

Tags: Tecnologia, Software, inteligência artificial, sustentabilidade.

Redução de custos de estacionamento

Como preencher de forma mais efetiva as vagas de estacionamentos nos escritórios da empresa?

Os escritórios da Braskem fazem pagamento mensal de vagas de estacionamento para os condomínios onde estão localizados. Existem períodos de ociosidade e superlotação das vagas, por isso busca-se soluções para otimizar o preenchimento e repensar o transporte e estacionamentos reduzindo impactos ambientais relacionados a mobilidade.

O que queremos:

  • Soluções capazes de beneficiar os integrantes da Braskem e a empresa sobre os estacionamentos.
  • Tecnologias capazes de tornar mais eficiente o preenchimento das vagas.

Tags: Tecnologias, estacionamentos.

  • Seleção

    130 startups inscritas, 42 pré-selecionadas

    As inscritas passam por uma triagem feita pelo time do Braskem Labs Challenge.

  • Pitch day

    24 startups no Pitch Day, 11 startups selecionadas pelo time de Serviços e Pessoas e 13 pelo time de Logística

    Dentre 130 inscritas, 24 startups foram selecionadas para apresentarem suas soluções presencialmente aqui em São Paulo.

    Área/Desafio Startup
    Logística Alientronics
    Soluções Administrativas Allexo Tecnologia
    Logística Brutus Sustainable Transport
    Soluções Administrativas CONFIRM8
    Soluções Administrativas CUBi Energia
    Logística FIT - Fine Instrument Technology
    Soluções Administrativas GreenAnt
    Logística Hub Express
    Logística iDeal
    Logística JettaCargo
    Soluções Administrativas Jump Park
    Soluções Administrativas Moov Intel
    Soluções Administrativas Movidesk
    Logística Oltrack
    Logística Órbita Engenharia
    Soluções Administrativas Parkingaki
    Soluções Administrativas Pipefy
    Logística Rede Frete Fácil
    Logística SafeTruck
    Soluções Administrativas SimpliRoute
    Logística Tau Flow
    Logística Techis Intelligent Solutions
    Soluções Administrativas TI.MOB
    Logística Toth Tecnologia
  • Semana de Imersão

    15 startups selecionadas para a Semana de Imersão

    Um total de 15 startups participaram de uma semana de imersão junto às equipes responsáveis pelos desafios, na qual tiveram acesso a maiores informações sobre os problemas e puderam refinar suas soluções para, ao final da semana, apresentarem uma proposta de projeto piloto que poderá ser implementada na Braskem.

    Desafios de Soluções Administrativas:

    • Allexo Tecnologia : Plataforma que permite conectar dispositivos de medição, automação e controle do chão-de-fábrica e escritório à nuvem permitindo monitorar em tempo real dados de processo e consumo de energia.
    • CONFIRM8 : A startup oferece 3 tipos de fluxo de coleta de dados que se adaptam às mais diversas atividades que são realizados em campo, atendendo à gestão dos ativos, vistorias em geral e levantamento de informações.
    • CUBi Energia : Através de tecnologia IoT, a startup mostra quando e como se consome energia elétrica de forma simples, intuitiva e em tempo real.
    • Moov Intel : Apresentam soluções e ações que visam redução custos e aumento da eficiência das operações de transporte coletivo de funcionários.
    • Movidesk : Plataforma de soluções de atendimento, utilizada em centrais de Help Desk, Service Desk e CSC's.
    • Simpli Route : É uma plataforma permite a otimização de rotas e o acompanhamento em tempo real.
    • Pipefy : Sistema inteligente para gestão de estacionamento que detecta a ocupação de veículos em tempo real.

    Desafios de Logística:

    • Fine Instrument Technology : Equipamento que utiliza ressonância magnética (RMN) para realizar análises físicas e químicas, podendo medir cristalinidade, densidade, presença de oligômeros em polímeros, entre outros parâmetros.
    • Hub Express : O Hub Express é um Uber para transporte de cargas que liga as empresas aos caminhoneiros autônomos.
    • Órbita Engenharia : Startup desenvolve um sistema de inspeção visual de qualidade industrial, que utiliza visão computacional e machine learning para identificar peças e produtos fora da especificação de qualidade.
    • Jetta Cargo : Software realiza o planejamento de carga considerando todas as variáveis e regras utilizadas pelo cliente.
    • iDeal : Marketplace de fretes com efeito de rede colaborativa que utiliza inteligência para comprar fretes acompanhando curvas de sazonalidades.
    • Oltrack : Desenvolve um sistema embarcado para medição sem contato, registro e transmissão de dados de peso em caminhões de transporte de carga rodoviária.
    • Safe Truck : Startup que desenvolve dispositivo capaz de fazer prevenção de acidentes, formatando KPIs para entender o risco real da frota e reconstituir com precisão e isenção, os eventos que antecederam o ocorrido.
    • Techis Intelligent Solutions : Tecnologia de rastreamento e trata os eventos de risco relacionados ao transporte de cargas, dispensando a presença do fator humano.
  • Piloto

    10 projetos pilotos

    Selecionamos 10 startups para realizarem projetos pilotos na Braskem. Caso bem sucedidas, elas poderão se tornar nossas fornecedoras ou parceiras.

    Desafios de Soluções Administrativas:

    • Allexo Tecnologia : Plataforma que permite conectar dispositivos de medição, automação e controle do chão-de-fábrica e escritório à nuvem permitindo monitorar em tempo real dados de processo e consumo de energia.
    • CONFIRM8 : A startup oferece 3 tipos de fluxo de coleta de dados que se adaptam às mais diversas atividades que são realizados em campo, atendendo à gestão dos ativos, vistorias em geral e levantamento de informações.
    • CUBi Energia : Através de tecnologia IoT, a startup mostra quando e como se consome energia elétrica de forma simples, intuitiva e em tempo real.
    • Moov Intel : Apresentam soluções e ações que visam redução custos e aumento da eficiência das operações de transporte coletivo de funcionários.
    • Pipefy : Sistema inteligente para gestão de estacionamento que detecta a ocupação de veículos em tempo real.

    Desafios de Logística:

    • Hub Express : O Hub Express é um Uber para transporte de cargas que liga as empresas aos caminhoneiros autônomos.
    • Órbita Engenharia : Startup desenvolve um sistema de inspeção visual de qualidade industrial, que utiliza visão computacional e machine learning para identificar peças e produtos fora da especificação de qualidade.
    • Jetta Cargo : Software realiza o planejamento de carga considerando todas as variáveis e regras utilizadas pelo cliente.
    • Safe Truck : Startup que desenvolve dispositivo capaz de fazer prevenção de acidentes, formatando KPIs para entender o risco real da frota e reconstituir com precisão e isenção, os eventos que antecederam o ocorrido.
    • Techis Intelligent Solutions : Tecnologia de rastreamento e trata os eventos de risco relacionados ao transporte de cargas, dispensando a presença do fator humano.